Este espaço é seu anuncie aqui! 87 9 9962-6354 / 9 8164-4420

Garanhuns Bijuterias e Bianca Bijoux.

Garanhuns Bijuterias e Bianca Bijoux.

GF Presentes e Variedades Vendas em Atacado e Varejo.

GF Presentes e Variedades Vendas em Atacado e Varejo.

Informamos que Simulador de direção é obrigatório para tirar CNH a partir de 12/12/2016.

Informamos que Simulador de direção é obrigatório para tirar CNH a partir de 12/12/2016.

Casa do Côco.

Casa do Côco.
Rua Melo PeIxoto, 79 CeNtro Garanhuns PE

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Volte a Sorrir Garanhuns PE.

Volte a Sorrir Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Secretaria Municipa de Saúde avança nas parcerias em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, tem parceria direta com as ações do curso de Medicina do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) na cidade. O principal objetivo desse alinhamento é garantir que a população local e regional tenha futuros médicos aptos a atuarem de forma integrada e responsável. Os dois principais meios dessa parceria são a Rede SUS Escola Municipal, que leva os estudantes para conhecer a rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase na população do campo – ação pioneira no Brasil.

A visão da realidade das comunidades e suas reais necessidades começa cedo. Os alunos de Medicina, ainda no primeiro período do curso, já participam do módulo Atenção Primária à Saúde I. Nessa etapa da formação, os estudantes vão para as UBS’s para ter contato com as equipes das unidades. Depois, ao voltarem à sala de aula, discutem, junto com as professoras Régia Leite, Wanessa Gomes, Fátima Monteiro e Renata Villani, responsáveis pelas atividades “A proposta é exatamente essa. Fazer com que as impressões de cada um sejam debatidas com a teoria médica. O aprendizado fica mais completo e enriquecedor”, destaca a docente da graduação Régia Leite, que também é servidora da Secretaria de Saúde.

 Para o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, atuar nos sistemas e serviços de saúde é priorizar, também, a base de formação dos profissionais da área. “A chegada do curso de Medicina, por si só, foi uma vitória para nós. Mas a manutenção dele, com apoio e incentivo, é primordial. Nesse processo de formação, o contato com as pessoas deixa os futuros atendimentos ainda mais humanizados. E para o sistema básico de saúde é interessante, visto que esses mesmos profissionais podem voltar, depois, para trabalhar naquela comunidade. Para nós, é um prazer colaborar com esse avanço social”, enfatiza o titular da pasta.

Na residência multiprofissional, os profissionais de saúde atuam em localidades rurais e quilombolas, sendo elas as comunidades Estivas, Castainho, Estrela e Tigre. Ao todo são nove profissionais, que estão atuando nas seguintes especialidades: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. A coordenadora da residência multiprofissional, Wanessa Gomes, fala sobre como o trabalho tem se desenvolvido em Garanhuns. “Para nós tem sido algo muito gratificante, pois já estamos vendo o acolhimento da população e o empenho dos residentes. Tem sido uma parceria muito boa diante de um trabalho tão grande, o qual já estamos vislumbrando os resultados”, afirma a coordenadora.

Outras unidades de saúde que fazem parte da rede SUS Escola Municipal também são locais de práticas para estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE), como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro de Reabilitação Psicossocial (Caps), Espaço Pró-Vida, Núcleo de Assistência à Saúde de Garanhuns (Nasg), Centro de Especialidades Luís Lessa e o Centro de Especialização da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc).

Assessoria de Imprensa do Governo Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário