Este espaço é seu anuncie aqui! 87 9 9962-6354 / 9 8164-4420

Local do Som Equipadora e Auto Center.

Local do Som  Equipadora e Auto Center.
Garanhuuns-PE

Garanhuns Bijuterias e Bianca Bijoux.

Garanhuns Bijuterias e Bianca Bijoux.

Roberto dos Ônibus.

Roberto dos Ônibus.

Casa do Côco.

Casa do Côco.
Rua Melo PeIxoto, 79 CeNtro Garanhuns PE

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

King Lanternagem e Pintura.

King Lanternagem e Pintura.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Secretaria Municipa de Saúde avança nas parcerias em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, tem parceria direta com as ações do curso de Medicina do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) na cidade. O principal objetivo desse alinhamento é garantir que a população local e regional tenha futuros médicos aptos a atuarem de forma integrada e responsável. Os dois principais meios dessa parceria são a Rede SUS Escola Municipal, que leva os estudantes para conhecer a rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase na população do campo – ação pioneira no Brasil.

A visão da realidade das comunidades e suas reais necessidades começa cedo. Os alunos de Medicina, ainda no primeiro período do curso, já participam do módulo Atenção Primária à Saúde I. Nessa etapa da formação, os estudantes vão para as UBS’s para ter contato com as equipes das unidades. Depois, ao voltarem à sala de aula, discutem, junto com as professoras Régia Leite, Wanessa Gomes, Fátima Monteiro e Renata Villani, responsáveis pelas atividades “A proposta é exatamente essa. Fazer com que as impressões de cada um sejam debatidas com a teoria médica. O aprendizado fica mais completo e enriquecedor”, destaca a docente da graduação Régia Leite, que também é servidora da Secretaria de Saúde.

 Para o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, atuar nos sistemas e serviços de saúde é priorizar, também, a base de formação dos profissionais da área. “A chegada do curso de Medicina, por si só, foi uma vitória para nós. Mas a manutenção dele, com apoio e incentivo, é primordial. Nesse processo de formação, o contato com as pessoas deixa os futuros atendimentos ainda mais humanizados. E para o sistema básico de saúde é interessante, visto que esses mesmos profissionais podem voltar, depois, para trabalhar naquela comunidade. Para nós, é um prazer colaborar com esse avanço social”, enfatiza o titular da pasta.

Na residência multiprofissional, os profissionais de saúde atuam em localidades rurais e quilombolas, sendo elas as comunidades Estivas, Castainho, Estrela e Tigre. Ao todo são nove profissionais, que estão atuando nas seguintes especialidades: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. A coordenadora da residência multiprofissional, Wanessa Gomes, fala sobre como o trabalho tem se desenvolvido em Garanhuns. “Para nós tem sido algo muito gratificante, pois já estamos vendo o acolhimento da população e o empenho dos residentes. Tem sido uma parceria muito boa diante de um trabalho tão grande, o qual já estamos vislumbrando os resultados”, afirma a coordenadora.

Outras unidades de saúde que fazem parte da rede SUS Escola Municipal também são locais de práticas para estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE), como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro de Reabilitação Psicossocial (Caps), Espaço Pró-Vida, Núcleo de Assistência à Saúde de Garanhuns (Nasg), Centro de Especialidades Luís Lessa e o Centro de Especialização da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc).

Assessoria de Imprensa do Governo Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário