Este espaço é seu anuncie aqui! 87 9 9962-6354 / 9 8164-4420

Garanhuns Bijuterias e Bianca Bijoux.

Garanhuns Bijuterias e Bianca Bijoux.

Roberto dos Ônibus.

Roberto dos Ônibus.

Informamos que Simulador de direção é obrigatório para tirar CNH.

Informamos que Simulador de direção é obrigatório para tirar CNH.

Casa do Côco.

Casa do Côco.
Rua Melo PeIxoto, 79 CeNtro Garanhuns PE

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

King Lanternagem e Pintura.

King Lanternagem e Pintura.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Seca que atinge o Nordeste chega ao grandes centros urbanos


Na Paraíba, 170 municípios estão em situação de emergência.
Em Campina Grande, o abastecimento foi cortado aos fins de semana.A seca que atinge o Nordeste chegou aos grandes centros urbanos. Na Paraíba, por exemplo, 170 municípios estão em situação de emergência por causa da estiagem. A situação é tão complicada que tem muita gente mudando de cidade até de Estado mais o Nordestino não perde a esperança das chuvas cair 

O céu carregado renova a esperança da família de Maria Aparecida, mesmo depois de quatro anos sem chuva. Em tempos assim, bacias, tonéis, quase tudo serve para guardar o pouco de água que chega. “Meu sonho era ter uma cisterna, ter água na torneira, como antigamente, que a gente abria a torneira e vinha água, 24 horas”, relata.
Cabaceiras, no Cariri Paraibano, é uma das cidades que mais sofrem com a escassez histórica de chuvas. Mas dessa vez, a longa estiagem também atinge regiões que não conviviam com a seca. Em Campina Grande, o abastecimento foi cortado aos fins de semana.
A segunda maior cidade do estado tenta se adaptar à nova realidade. Na Câmara Municipal, a antiga cisterna está sendo reativada. Até a tradicional festa de São João, que atrai dois milhões de visitantes durante o mês de junho, só vai ter água na torneira se a escavação de um poço der certo.
A cabeleireira Priscila Nunes teve que investir para não perder a clientela do salão: “Foi uma correria atrás de caixa d’água, de instalar, de ter cano. Fora o bolso, porque foi quase R$ 400 só de material”.
Dos 124 reservatórios monitorados na Paraíba, 74 operam com menos de 20% da capacidade e 40 chegaram ao nível crítico, com menos de 5%.
Em 2011, só era possível passar pelo acesso ao açude de Boqueirão, um dos três principais do estado, de barco. Porém, depois de quatro anos com poucas chuvas, o reservatório foi reduzido a menos de um quinto da capacidade. Um problema para meio milhão de pessoas.
“É preciso aprofundar as chamadas restrições, diminuir a distribuição de água para as cidades, tanto para a cidade como para o campo, e na maioria dos casos proibir o uso, a irrigação aqui está proibida”, opina João Fernandes da Silva, presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas.
Em toda a Paraíba, 23 cidades estão em colapso total de abastecimento de água. O açude Epitácio Pessoa, que abastece 20 cidades, entre elas, Campina Grande, está com pouco mais de 18% da capacidade total. Por causa disso, o racionamento que já vem acontecendo desde dezembro, em nove cidades, passará de 36 horas para 70 horas, a partir deste fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário