Este espaço é seu anuncie aqui! 87 9 9962-6354 / 9 8164-4420

Garanhuns Bijuterias e Bianca Bijoux.

Garanhuns Bijuterias e Bianca Bijoux.

GF Presentes e Variedades Vendas em Atacado e Varejo.

GF Presentes e Variedades Vendas em Atacado e Varejo.

Informamos que Simulador de direção é obrigatório para tirar CNH a partir de 12/12/2016.

Informamos que Simulador de direção é obrigatório para tirar CNH a partir de 12/12/2016.

Casa do Côco.

Casa do Côco.
Rua Melo PeIxoto, 79 CeNtro Garanhuns PE

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Volte a Sorrir Garanhuns PE.

Volte a Sorrir Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Seca que atinge o Nordeste chega ao grandes centros urbanos


Na Paraíba, 170 municípios estão em situação de emergência.
Em Campina Grande, o abastecimento foi cortado aos fins de semana.A seca que atinge o Nordeste chegou aos grandes centros urbanos. Na Paraíba, por exemplo, 170 municípios estão em situação de emergência por causa da estiagem. A situação é tão complicada que tem muita gente mudando de cidade até de Estado mais o Nordestino não perde a esperança das chuvas cair 

O céu carregado renova a esperança da família de Maria Aparecida, mesmo depois de quatro anos sem chuva. Em tempos assim, bacias, tonéis, quase tudo serve para guardar o pouco de água que chega. “Meu sonho era ter uma cisterna, ter água na torneira, como antigamente, que a gente abria a torneira e vinha água, 24 horas”, relata.
Cabaceiras, no Cariri Paraibano, é uma das cidades que mais sofrem com a escassez histórica de chuvas. Mas dessa vez, a longa estiagem também atinge regiões que não conviviam com a seca. Em Campina Grande, o abastecimento foi cortado aos fins de semana.
A segunda maior cidade do estado tenta se adaptar à nova realidade. Na Câmara Municipal, a antiga cisterna está sendo reativada. Até a tradicional festa de São João, que atrai dois milhões de visitantes durante o mês de junho, só vai ter água na torneira se a escavação de um poço der certo.
A cabeleireira Priscila Nunes teve que investir para não perder a clientela do salão: “Foi uma correria atrás de caixa d’água, de instalar, de ter cano. Fora o bolso, porque foi quase R$ 400 só de material”.
Dos 124 reservatórios monitorados na Paraíba, 74 operam com menos de 20% da capacidade e 40 chegaram ao nível crítico, com menos de 5%.
Em 2011, só era possível passar pelo acesso ao açude de Boqueirão, um dos três principais do estado, de barco. Porém, depois de quatro anos com poucas chuvas, o reservatório foi reduzido a menos de um quinto da capacidade. Um problema para meio milhão de pessoas.
“É preciso aprofundar as chamadas restrições, diminuir a distribuição de água para as cidades, tanto para a cidade como para o campo, e na maioria dos casos proibir o uso, a irrigação aqui está proibida”, opina João Fernandes da Silva, presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas.
Em toda a Paraíba, 23 cidades estão em colapso total de abastecimento de água. O açude Epitácio Pessoa, que abastece 20 cidades, entre elas, Campina Grande, está com pouco mais de 18% da capacidade total. Por causa disso, o racionamento que já vem acontecendo desde dezembro, em nove cidades, passará de 36 horas para 70 horas, a partir deste fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário