Anuncie aqui!

Anuncie aqui!
QUER ANUNCIAR NO BLOG: E-mail: [email protected] Fone: (87) 9 8857-0534 WhatsApp

Clique na imagem para outras informações

A M SEMENTEIRA - Mudas de hortaliças e legumes

A M SEMENTEIRA -  Mudas de hortaliças e legumes

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.
Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Maluquinha preço único

Maluquinha preço único
Avenida Santo Antônio, Centro Garanhuns-PE

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

sábado, 23 de abril de 2016

Imagem de jovens jogando próximo a corpos de vítimas de queda da ciclovia causa perplexidade



RIO - Dezenas de pessoas estavam ao redor dos dois corpos estendidos na areia de São Conrado. Havia um silêncio respeitoso enquanto a viúva do engenheiro Eduardo Marinho se despedia do marido, com a cabeça ensanguentada e o peito rasgado pelo embate nas pedras. Alguns choravam diante do inesperado, naquele feriado de sol no Rio que deveria ser de alegria. Com o passar dos minutos, a cena se tornou bizarra: garotos tiravam selfies em frente aos corpos, e uma roda de altinho logo se formou. Quem chegava à praia estendia cadeiras e guarda-sóis ao redor das duas vítimas. Foram três horas assim, com os corpos cobertos por cangas de praia.

— A gente é egoísta. Não sente a dor que não é nossa. Isso me deixa muito triste, é o egoísmo do homem — opina Ana Lúcia Jesus da Silva, de 34 anos, funcionária do quiosque Bendita Onda, em frente ao início da ciclovia que atravessa a Avenida Niemeyer e a uma curta distância do local de desabamento.

No dia seguinte ao desastre que matou, até o momento, duas pessoas, o mar ainda batia com força na estrutura que não resistiu à ressaca de quinta-feira, produzindo estrondo e temor. A cada onda, o chão naquele trecho do calçadão tremia, embora menos do que na véspera. Muitas pessoas voltaram ao palco da tragédia tentando entender o que se passara. Para algumas, a imagem da roda de futebol ao redor das vítimas só não foi mais chocante do que o desastre em si.

— Isso não é normal. Parece que estamos perdendo a sensibilidade. Tudo é banalizado hoje em dia, até a morte — afirma o médico aposentado Alexander Magalhães, morador de São Conrado.

Os corpos ficaram tanto tempo na areia, debaixo do sol quente, que a maré subiu até alcançá-los. As ondas levavam os cadáveres de um lado para o outro, enquanto curiosos paravam para registrar o momento e publicar nas redes sociais. O estudante Carlos Henrique Pereira, de 16 anos, praticante de bodyboard, foi à praia nos dois dias para aproveitar as ondas grandes. Mal viu os corpos no chão.

— Não parei para ficar olhando. Não gosto dessas coisas, tenho medo de gente morta. Só quero que os culpados sejam punidos — disse o garoto, com um grupo de amigos que lamentava ter “perdido a bagunça” da véspera.

O antropólogo Roberto DaMatta vê essa indiferença como uma questão filosófica. Para ele, é o “acaso numa cidade com milhões de testemunhas”.

— Todas querem testemunhar, por isso o mundo inteiro fica sabendo minutos depois. A menos que se tenha uma proporção que vá além de um limite difícil de estabelecer, como a queda das torres gêmeas em Nova York — afirma.

Para a psicóloga Cecília Rezende, fundadora e sócia do Instituto Entrelaços, que oferece atendimento a pessoas em luto, banalizar uma cena como essa é fugir do que é incômodo: por isso fingimos não ver.

— É um jeito de não olharmos para a morte de frente. Aquilo nos consterna, mas, dois minutos depois, a vida segue. Não conseguimos reverenciar a morte. Mas uma pergunta que eu me faço é: aqueles que estavam jogando bola, minutos depois da tragédia, já viram quantos outros corpos antes? — indaga.

Morador da Rocinha, o adolescente Henrique de Souza, de 17 anos, já perdeu a conta. O último cadáver que ele viu foi no ano passado: um amigo de escola morto no tráfico de drogas. Um corpo no chão não lhe diz muito, confessa:

— Não vim à praia na quinta, mas não teria ficado assustado — diz o garoto, com o skate embaixo do braço. — Quem é da favela já viveu muita coisa.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER ANUNCIAR NO PORTAL Ligue 87 9.8857-0534