Anuncie aqui!

Anuncie aqui!
QUER ANUNCIAR NO BLOG: E-mail: [email protected] Fone: (87) 9 8857-0534 WhatsApp

Clique na imagem para outras informações

A M SEMENTEIRA - Mudas de hortaliças e legumes

A M SEMENTEIRA -  Mudas de hortaliças e legumes

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.
Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Maluquinha preço único

Maluquinha preço único
Avenida Santo Antônio, Centro Garanhuns-PE

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Intervenção de saúde mental é tema de seminário em Garanhuns/PE


Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos participaram, nesta quinta-feira (27), de um seminário sobre o matriciamento na saúde mental - intervenção de profissionais da área a partir de um planejamento. Ao todo, mais de 50 profissionais participaram de um debate sobre o tema ministrado pela médica psiquiatra Gilvanice Noblat, da Gerência de Atenção à Saúde Mental (Gasam). O momento aconteceu no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam).

No encontro, equipes do Núcleo de Assistência a Saúde de Garanhuns (Nasg), do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas e Caps das Flores, da Atenção Básica, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) estiveram presentes.
A palestra serviu como meio facilitador do processo de diálogo que deve haver entre os profissionais da área (principalmente entre saúde mental e atenção básica), para assim, oferecer possibilidades dos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) na vinculação dos serviços oferecidos. “A integração é essencial para nós que atendemos à pacientes em estado de crise, pois através da articulação em rede podemos definir os futuros encaminhamentos do paciente. Portanto, o matriciamento nos ajudará no aprimoramento do índice de qualidade do Caps”, afirmou o coordenador de Saúde Mental de Garanhuns, Raimundo Neto.
A proposta de matriciamento, formulado pelo médico Gastão Wagner, prevê, de acordo com a palestrante, a prática como um procedimento que vem para facilitar os encaminhamentos e diagnósticos; bem como promover o diálogo entre os profissionais de diversos setores por meio dos chamados “arranjos matriciais”; de forma que sejam unidos os saberes de cada especificidade.
Por fim, Gilvanice Noblat destacou que o processo seja integrado do início ao fim e que os profissionais não fiquem acomodados em sua área de atuação; deslocando-se em visitas de campo nas residências dos pacientes e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “Devemos pensar nos trabalhos realizados nas ruas e no atendimento que vai além do padrão, conhecendo o paciente e sua família”, declarou a psiquiatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER ANUNCIAR NO PORTAL Ligue 87 9.8857-0534