Anuncie aqui!

Anuncie aqui!
QUER ANUNCIAR NO BLOG: E-mail: agresteemalerta@gmail.com Fone: (87) 9 8164-4420 Whatsapp: (87)9.9962-6354

Local do Som Equipadora e Auto Center.

Local do Som  Equipadora e Auto Center.

Casa do Côco.

Casa do Côco.

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

Stop Lanches o Melhor Lanche da cidade

Stop Lanches o Melhor Lanche da cidade
Org: Maciel.

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

King Lanternagem e Pintura.

King Lanternagem e Pintura.

sábado, 8 de julho de 2017

Um ano depois, obras são retomadas no eixo norte da transposição


Um ano depois de a Mendes Júnior, envolvida na Operação Lava Jato, deixar os canteiros da transposição do rio São Francisco, as obras foram retomadas. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, esteve nesta sexta-feira (07.07) na cidade de Penaforte, no interior do Ceará, para vistoriar o serviço. A conclusão do projeto vai custar ao todo R$ 516,8 milhões, mas só a primeira ordem de serviço foi assinada, liberando R$ 132 milhões.

De acordo com a Integração Nacional, 200 trabalhadores estão na primeira etapa do eixo norte – o trecho tem mais duas etapas menores, ambas com 98% das obras finalizadas – com jornadas de trabalho que deverão ser de 24 horas, em três turnos. Até o fim do mês, a expectativa é de contratar mais 300 e, no pico das atividades, poderá chegar a 2 mil. Com o desemprego em alta, as empresas responsáveis pelas obras receberam mais de 5 mil currículos.

A paralisação do serviço por um ano e um imbróglio judicial atrasaram ainda mais a conclusão do projeto – iniciado há dez anos para ser concluído três anos depois. Agora, a previsão é de que o eixo norte da transposição seja entregue no início do próximo ano, para tentar evitar o possível colapso hídrico na região metropolitana de Fortaleza, onde o projeto deverá atender 4,5 milhões de habitantes. “Além da garantia de água, qualquer estado precisa ter desenvolvimento, infraestrutura; ela gera, também, neste momento de crise político-econômica, oportunidade de emprego para a população”, disse o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), pela assessoria de imprensa.

A licitação que escolheu o consórcio Emsa-Siton só foi concluída em abril, mas o resultado foi questionado na Justiça pela primeira colocada, desabilitada por questões técnicas, e só foi definido no mês passado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. A ordem de serviço foi assinada no último dia 20, pelo então presidente em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

O eixo norte é o maior da transposição, atendendo cerca de 7,1 milhões de moradores de 223 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A água será captada em Cabrobó, no Sertão pernambucano – a última cidade visitada por Dilma Rousseff (PT) ainda como presidente – e passará por 260 quilômetros de canais, com três estações de bombeamento, oito aquedutos, 16 reservatórios e três túneis.

Este ano, o presidente Michel Temer (PMDB) foi à cidade de Monteiro, na Paraíba,  para inaugurar o outro trecho da transposição, o eixo leste. Nele, a água do ‘Velho Chico’ é captada em Floresta, também no Sertão pernambucano, e passa por cerca de 200 quilômetros até chegar ao estado vizinho, onde atende principalmente a região de Campina Grande. Apesar de ser o estado com maior trecho de canais, apenas cerca de 35 mil pernambucanos são atendidos até agora, na região de Sertânia, no Sertão.

A transposição tem sido alvo de uma disputa política por paternidade. Temer tenta vincular a sua imagem à conclusão do projeto – das cinco vezes em que esteve no Nordeste, em três visitou os canteiros – para tentar aumentar a popularidade na região onde tem a maior taxa de rejeição. Enquanto isso, o ex-presidente Lula (PT) cobra a paternidade da obra iniciada no seu governo e, em março, visitou a Paraíba para ‘reinaugurar’ o eixo leste. Até o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de olho nas eleições de 2018, usa a transposição – ele visitou a obra por ter cedido através da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) conjunto de motobombas para fazer o projeto funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER ANUNCIAR NO BLOG Ligue 87 9 9962-6354 / 9 8164-4420

J&N CARNES

J&N CARNES