Anuncie aqui!

Anuncie aqui!
QUER ANUNCIAR NO BLOG: E-mail: [email protected] Fone: (87) 9 8857-0534 WhatsApp

Clique na imagem para outras informações

A M SEMENTEIRA - Mudas de hortaliças e legumes

A M SEMENTEIRA -  Mudas de hortaliças e legumes

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.
Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Maluquinha preço único

Maluquinha preço único
Avenida Santo Antônio, Centro Garanhuns-PE

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Guarda Municipal de Garanhuns passará a usar spray incapacitante e há planejamento para uso de arma de fogo no futuro, diz presidente da AMSTT


Presidente da AMSTT, Elielson Pereira

A Guarda Municipal de Garanhuns vai adquirir um equipamento não letal muito utilizado em distúrbios civis nas grandes capitais do país. É que a AMSTT abriu licitação para a compra de Spray incapacitante para ser manuseado pelos guardas da GMG. A chamada do pregão deixa claro que os sprays serão utilizados para a defesa pessoal e profissional dos guardas. A estimativa máxima de gastos na compra é de cerca de 115 mil reais. A abertura das propostas ocorre no dia 20 de outubro. O blog não teve acesso ao edital do pregão.
De acordo com o Presidente da AMSTT, Elielson Pereira, o valor licitado vai possibilitar que a Guarda Municipal seja abastecida com os equipamentos por no mínimo cinco anos, empenhando quantidades de acordo com a necessidade. O objetivo, segundo Elielson, é otimizar o trabalho da Guarda Municipal como um todo, preservando assim a integridade física do profissional e do cidadão. Ainda de acordo com o presidente da AMSTT, o spray não é letal e não tem sua fórmula à base de pimenta, não causando assim lesão ou sequelas.  "Ele age de maneira temporária. Exigimos isso no edital, que ele não fosse à base de pimenta e que tivesse a regulamentação da Anvisa. O objetivo é que o guarda possa se defender, e possa utilizar o spray nos momentos onde uma pessoa mal intencionada ou um grupo tente reagir a uma abordagem, seja no trânsito, ou na defesa do patrimônio público municipal,"salientou Elielson. Um treinamento será ministrado pela empresa fornecedora do material a 10 guardas municipais que, por sua vez, passarão o conhecimento para o restante da corporação. 

USO DA ARMA DE FOGO É UMA REALIDADE CADA VEZ MAIS PRÓXIMA DA GUARDA MUNICIPAL DE GARANHUNS
Em conversa com o V&C, o presidente da AMSTT também avançou na discussão de outras  pautas de interesse da Guarda Municipal  e que impactam diretamente a população de Garanhuns. Uma das mais polêmicas é o uso do armamento letal, a arma de fogo, pelos integrantes da instituição. 

Na campanha eleitoral de 2016, o então candidato a reeleição, Izaías Régis, se mostrou favorável e entusiasmado em regulamentar o uso de arma de fogo pela Guarda Municipal, mas, um ano depois, poucos passos foram dados nesse sentido. O estatuto do desarmamento e a Lei 13.022/2014 preveem o uso de arma letal pelas guardas municipais em cidades com mais de 50 mil habitantes, entretanto, é preciso que a instituição tenha uma estrutura e um suporte técnico e psicológico para se aventurar nessa mudança.  
Uso da arma de fogo por parte dos Guardas Municipais de Garanhuns divide opiniões

"A arma na mão de um guarda municipal não é um objeto de vaidade. É uma ferramenta de trabalho simplesmente para o cumprimento do dever. Fazer segurança pública demanda essa necessidade. Entretanto, entendemos que não é pra agora. Além do treinamento, que é dado pela Polícia Federal, faz-se necessário adequar a legislação municipal criando uma corregedoria, como prevê a lei 13.022, para fiscalizar os atos dos nossos servidores. Isso é importante porque o profissional que fizer mau uso do armamento responderá por seu ato e, se comprovado o erro, pode ser punido. É preciso também que façamos uma autocrítica para entender que, antes de dar esse passo, nós da Guarda Municipal precisamos evoluir e melhorar para atender os anseios da sociedade. Somente com isso e com uma boa estrutura é que o uso da arma de fogo pelos guardas de Garanhuns se tornará realidade. Não sabemos quando isso vai ocorrer, mas ocorrerá", frisou o presidente da AMSTT.

Barraca arrombada no Parque Euclides Dourado

ARROMBAMENTOS A PRÉDIOS PÚBLICOS
Sobre a série de arrombamentos a prédios públicos que vem ocorrendo em Garanhuns, Elielson afirmou que a Guarda Municipal está atenta e preocupada com a situação, mas esbarra no problema de efetivo."Quando a situação financeira do município melhorar é possível que nós acresçamos o nosso quadro de servidores. Não adianta chamar mais servidores e não poder pagar o salario, mas isso vai evoluir e a gente vai poder melhorar esse atendimento. Muitos prédios públicos contam com guardas, mas, desarmados, pouco se pode fazer. É muito difícil um guarda reagir desarmado. Se o meliante tiver armado, por exemplo, o servidor pode passar de agente a vítima e isso nós não podemos permitir. Uma de nossas premissas é o cuidado com a integridade física de nossos homens. A gente tá preocupado sim com esses arrombamentos e temos ideias para diminuir essa incidência, como por exemplo a adoção de um sistema de monitoramento colocando uma central, mas para isso precisamos de recurso" , comentou.


IMAGEM  DA GUARDA MUNICIPAL
Perguntado sobre a imagem negativa que a Guarda Municipal tem perante grande parte da população, (chegando-se ao cúmulo de, no caso da agressão sofrida por dois guardas municipais há cerca de um mês na Boa Vista, parte da população ter ficado a favor dos agressores, o que é uma insensatez,) o presidente da AMSTT comentou que algumas pessoas, não todas, invertem os valores. "Infelizmente algumas pessoas invertem os valores. O agente que faz cumprir a legislação é penalizado. A Guarda hoje tem a atribuição de fiscalizar e simplesmente não é bem vista por isso. É importante que se diga que não devemos generalizar, mas alguns cidadãos que estacionam o carro em local irregular, por exemplo, acha que o guarda não deveria incomoda-lo, quando na realidade estamos cumprindo a lei.  Gostaria de fazer uma pergunta. Qual o tipo de conduta esperamos de um guarda municipal? É daquele que ver o erro e deixa pra la? É isso que agente quer? Acredito que não. Nós temos o dever de fazer cumprir a legislação para que as pessoas vivam melhor, para que um respeite o outro, para evitar um acidentes, é tudo voltado para isso, o intuito é preventivo. Muitos pedem para rasgar o talão, mas não podemos compactuar com atos ilícitos. O maior problema é que algumas pessoas não aceitam a fiscalização e reclamam e não são todos", frisou Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER ANUNCIAR NO PORTAL Ligue 87 9.8857-0534