Anuncie aqui!

Anuncie aqui!
QUER ANUNCIAR NO BLOG: E-mail: [email protected] Fone: (87) 9 8857-0534 WhatsApp

Clique na imagem para outras informações

A M SEMENTEIRA - Mudas de hortaliças e legumes

A M SEMENTEIRA -  Mudas de hortaliças e legumes

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.
Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Maluquinha preço único

Maluquinha preço único
Avenida Santo Antônio, Centro Garanhuns-PE

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

DEU ERRADO: Desembargador presidente do TJ/PE reconhece direito dos professores municipais de Garanhuns e mantém decisão favorável à categoria, contra a prefeitura, na polêmica questão da carga horária

Prefeito Izaías Régis

No auge da cise entre professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns e o Governo Municipal, no que se refere a aprovação da polêmica e contestada lei que mudou a forma de remuneração dos profissionais de educação, o prefeito Izaías Régis foi ao rádio pedir que a categoria judicializasse a questão. Ao proferir tal assertiva, Izaías parecia ter a certeza de que suas convicções e a da sua equipe sobre o assunto estariam corretas e que, portanto, o poder judiciário confirmaria e ratificaria o contido na lei municipal 4.400/2017. Mas, uma decisão exarada esta semana pelo presidente do TJPE, desembargador Leopoldo de Arruda Raposo, parece deixar claro que a mudança na carga horária feita pelo município, além de ter sido um tiro no pé, haja vista ter provocado um grande desgaste político para o próprio prefeito, tem se mostrado, aos olhos do Ministério Público e da Justiça, totalmente equivocada. 
Promotor Domingos Sávio

Para entendermos a decisão proferida por Leopoldo é necessário voltarmos um pouco no tempo. Em agosto de 2017, o promotor Domingos Sávio Pereira Agra, titular da Justiça e Defesa da Cidadania de Garanhuns, ingressou com uma Ação Civil Pública contra o Prefeito Izaías Régis e seu procurador-geral, já exonerado, João Antônio de Santana Pontes. A razão, segundo o documento, era a violação por parte do município de alguns direitos dos professores após a polêmica mudança na carga horária da categoria estabelecendo o sistema de hora relógio em detrimento da hora/aula o que, segundo o MPPE, acarretou perdas salariais aos docentes ferindo o princípio da irredutibilidade de vencimentos previsto na Constituição. Ainda naquela época, o MPPE, afirmou que as respostas dadas pelo município foram infundadas. CLIQUE AQUI E RELEMBRE.
Juiz Glacidelson Antônio

Em setembro de 2017, ao analisar a Ação Civil Pública oriunda do MPPE, o juíz Glacidelson Antônio, tiular da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns,  acatou o pedido do Ministério Público e concedeu liminar favorável aos Professores no sentido de que a base de cálculo salarial da categoria fosse feita em hora-aula e não hora-relógio como quer o município. "Entendo que a mudança das horas-aula dos professores, de 50 (cinquenta) minutos, para a hora-relógio, ou seja, de 60 (sessenta) minutos, sem expressa previsão legal, é, em princípio, ilegal. Não se trata, ao contrário do alegado pelo Município, de aumento salarial e sim de adequação da carga horária às determinações legais. Presente, portanto, a probabilidade do direito. Já o perigo de dano se encontra presente, tendo em vista que se está exigindo uma maior carga horária dos professores, sem que haja acréscimo na remuneração. Dessarte, à luz dos dispositivos atinente à matéria, DEFIRO EM PARTE O PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA FORMULADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO para determinar ao MUNICÍPIO DE GARANHUNS que, no prazo de 10 (dez) dias, exija a carga horária dos professores em horas-aula de 50 (cinquenta) minutos, nos termos dos arts. 36 e 37 da Lei Municipal nº 3.758/2010 e art. 15 da Lei Estadual nº 11.329/96", disse o magistrado ao conceder a liminar.  CLIQUE AQUI E RELEMBRE.

Desembargador Leopoldo  de Arruda

E foi justamente essa liminar que o TJPE manteve em favor dos professores. O município ingressou com um recurso junto ao tribunal pedindo a suspensão da tutela, alegando que a decisão acarretaria um aumento de 30 horas na carga horária dos professores, justamente essas horas aula que foram suprimidas de alguns quando da aprovação da Lei 4.400/2017, provocando a diminuição na remuneração.  Ainda em suas alegações, o município disse que fixou a remuneração baseada em lei federal e que a decisão de Glacidelson, favorável aos educadores, causaria um caos administrativo porque levaria o município  descumprir todas as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal, não podendo, o município aumentar despesa com pessoal haja vista o limite prudencial. É bom relembrar que a remuneração dos professores, até meados de 2017 era feita com as o acréscimo das 30 horas e que o município, neste ano, e nos anos anteriores, ficou dentro da normalidade do que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal acerca da despesa com pessoal.
Protesto de professores na câmara municipal durante votação de lei que mudou remuneração

Ao analisar o pedido de suspensão da liminar de Glacidelson feito pela prefeitura, o desembargador manteve a decisão do juiz, favorável aos educadores, o que representa uma vitória expressiva para a categoria. Leopoldo frisou que  o cálculo da remuneração dos professores da rede municipal de Garanhuns, que adotou a hora aula como parâmetro, encontra amparo na Lei Municipal 3.758/2010 que estabelece que a carga horária do Professor I e Professor II  consiste no mínimo em 150 e no máximo em 200 horas aulas mensais de acordo com a necessidade da Rede Municipal de Ensino. O desembargador também mencionou a Lei estadual 11. 329/96 que estabelece que a duração da hora aula é de 50 minutos.  ''A lei 4.400/2017 que mudou a regra ao fixar o regime de trabalho em hora e não em hora aula se contrapõe as normas estabelecidas pelo próprio município de Garanhuns e pelo Estado de Pernambuco malferindo o princípio da valorização dos professores previsto na LDB ( LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO.  Em uma análise superficial do mérito da demanda, não se constata a plausibilidade jurídica do direito invocado pelo município. Por todo o exposto indefiro o pedido formulado pelo município de Garanhuns,'' escreveu o desembargador na parte final de sua decisão.

O julgamento do mérito não foi feito. Diante da nova derrota do Governo Municipal fica a expectativa  para que o município cumpra a decisão tomada em primeira instância em favor dos professores, e agora mantida em segunda instância. e devolva as 30 horas aulas à parte da categoria encerrando assim a polêmica. CONFIRA A ÍNTEGRA DA DECISÃO, ABAIXO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER ANUNCIAR NO PORTAL Ligue 87 9.8857-0534