Este espaço é seu anuncie aqui! 87 9 9962-6354 / 9 8164-4420

Garanhuns Bijuterias e Bianca Bijoux.

Garanhuns Bijuterias e Bianca Bijoux.

Roberto dos Ônibus.

Roberto dos Ônibus.

Informamos que Simulador de direção é obrigatório para tirar CNH.

Informamos que Simulador de direção é obrigatório para tirar CNH.

Casa do Côco.

Casa do Côco.
Rua Melo PeIxoto, 79 CeNtro Garanhuns PE

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Rua do Ipiranga, 143 Boa Vista Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

King Lanternagem e Pintura.

King Lanternagem e Pintura.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Entenda o que muda com suspensão dos concursos pelo Governo Federal


A vida de concurseiro não é fácil, são horas de estudos, pouco dinheiro e muita abdicação. E parece que o Governo Federal resolveu dificultar ainda mais um pouquinho. É que o pacote de contenção de gastos anunciado nessa segunda-feira (14) incluiu a suspensão dos concursos a serem abertos no plano federal até agosto de 2016. A medida resultaria em um caixa positivo na casa do R$ 1,5 bilhão. 

Entretanto, para os especialistas em concurso, a medida não é motivo para desespero. “Se realmente acontecer, a suspensão vai durar somente um ano. É um tempo muito curto. Alguns concursos necessitam de mais de dois anos de preparação. Quem está realmente estudando, não deve desanimar. Pelo contrário, tentar encarar pelo lado positivo: o tempo a mais que terá para estudar”, afirma o professor de português Rodrigo Bezerra, da Cers Cursos Online, empresa de cursos preparatórios online com mais de 100 mil alunos em todo o País.

Rodrigo Bezerra lembra que a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional e que os concursos já autorizados este ano não serão afetados. “A medida também não vale para concursos promovidos pelos governos estaduais, prefeituras e nem pelos poderes Legislativo e Judiciário”, explica o professor. 

Dentre os concursos federais que já receberam aval e que não estarão impedidos de serem realizados estão: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Agência Nacional de Saúde (ANS); Agência Nacional de Petróleo (ANP); Fundação Nacional do Índio (Funai); Ministério das Relações Exteriores (MRE); e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A concurseira e jornalista Susana Barros, 30 anos, mora em Natal (RN) e estuda nove horas por dia com o objetivo de ingressar na carreira pública. Para ela, a notícia trouxe preocupação. “Mexeu bastante comigo e também com os meus colegas de cursinho. Nas redes sociais, já comentam que serão menos 40 mil vagas. Prefiro pensar que isso é terrorismo, até porque sabemos que existe déficit de servidores em vários órgãos federais”, afirma Susana.


O advogado e também concurseiro Emerson Lima, 27, que há seis meses pediu demissão no escritório onde trabalhava no Recife para se dedicar exclusivamente aos estudos, resolveu seguir o conselho de especialistas e aproveitar o “tempo a mais” para estudar. “Pelo menos o concurso que almejo do INSS, aprovado no orçamento de 2015, está garantido. Se outros forem suspensos, vou aproveitar o tempo para me preparar ainda mais, pois sei que um dia serão abertos”, disse.


O consultor William Shimitti , da Gran Cursos Online (empresa que também oferece cursos e vídeoaulas na internet) lembra que está não é a primeira vez que o Governo Federal suspende concursos com a justificativa de reduzir gastos. 

Em 2011, o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, suspendeu alguns certames. “O resultado foi que aumentou o déficit de servidores e no ano seguinte foram abertas mais de 25 mil vagas em todo o País”, afirma. William destacou que o pacote de cortes do Governo apresentado nesta semana também afetou o abono permanência, pago para que os servidores em condições de requererem a aposentadoria continuem trabalhando. “Os pedidos de aposentaria deverão aumentar e muitas vagas ficarão abertas e precisarão ser preenchidas. Ou seja, o déficit tende a piorar”. 

HUMOR – A cearense Mila Costa, de 28, ganhou fama na rede social Instagram com vídeos divertidos sobre a “dura vida de concurseira”. O perfil @nocasoconcurseira já conta com mais de 50 mil seguidores. Nesta quarta, Mila comentou, com muito humor, a medida do Governo. Assista


Ne10

Nenhum comentário:

Postar um comentário