Anuncie aqui!

Anuncie aqui!
QUER ANUNCIAR NO BLOG: E-mail: [email protected] Fone: (87) 9 8857-0534 WhatsApp

Clique na imagem para outras informações

A M SEMENTEIRA - Mudas de hortaliças e legumes

A M SEMENTEIRA -  Mudas de hortaliças e legumes

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.
Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Maluquinha preço único

Maluquinha preço único
Avenida Santo Antônio, Centro Garanhuns-PE

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

sexta-feira, 14 de julho de 2017

PÓS TRAGÉDIA: queda de prédio deve servir para uma mudança de paradigma da Administração Pública Municipal e sociedade de Garanhuns



As tragédias servem para que?  Essa pergunta é inevitável quando nos deparamos com um desastre das dimensões do ocorrido na última segunda, 10 de julho, em Garanhuns. O questionamento deve permear a mente da Administração Pública Municipal de Garanhuns, do Ministério Público, das instituições e de nós, enquanto sociedade, sob pena de voltarmos a ver nossa bela cidade no mapa de mortes anunciadas.

No que se refere especificamente ao Governo Municipal de Garanhuns, é importante que seus gestores tenham a sensibilidade de entender que nada mais deve ser como antes, após aquele fatídico 10 de julho. Tanto a Defesa Civil quanto a Secretaria de Obras devem aproveitar o momento para adotar uma mudança de paradigma reformulando profundamente suas formas de atuação. O que vai ocorrer quando o luto passar? As chuvas continuam e é preciso mais do que nunca redobrar os cuidados e a fiscalização. Não podemos esperar o próximo desabamento para fazer alguma coisa.

A Defesa Civil, acusada de omissão por um dos moradores, deveria ser robustecida com mais estrutura e pessoal para dá conta da imensa área urbana de Garanhuns. Já a Secretaria de Obras deve repensar a forma como concede suas licenças de construção.  Não é possível que as pessoas continuem construindo em  áreas de risco como se fossem lugares seguros. Não menos importante é a obrigatoriedade de um estudo geológico do solo em qualquer tipo de construção, sendo esse o documento principal para a concessão de uma licença. 

A chuva em Garanhuns já chega a quase 700 milímetros e a atenção quanto a terrenos úmidos deve ser diuturna e perene, como perene tem sido as precipitações nos últimos dois meses. De acordo com o Jornal Folha de Pernambuco, dois dias antes do prédio vir abaixo uma casa já havia caído em um bairro pobre de Garanhuns (Clique AQUI e veja. ), outras estão prestes a cair, então não podemos esperar o próximo desabamento para fazer alguma coisa. Não podemos dormir tranquilos enquanto vidas correrem perigo.

Que a tragédia do 10 de julho nos force a sair da zona de conforto e que possamos criar mecanismos e uma nova mentalidade capaz de impedir, ou pelo menos diminuir, as possibilidades de novas ocorrências dessa natureza.  Angustiante é saber que, no caso de Garanhuns, o prédio moribundo e doente deu todas as dicas de que cairia, mais cedo ou mais tarde, e ninguém fez nada para evitar que isso ocorresse. Esse peso na consciência carregaremos para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER ANUNCIAR NO PORTAL Ligue 87 9.8857-0534