A falta de segurança no sistema prisional de Pernambuco resultou em uma fuga em massa às vésperas da abertura oficial do Carnaval. No último domingo, 4 de fevereiro de 2024, pelo menos sete presos conseguiram pular o muro do Centro de Saúde Penitenciário (CSP), uma unidade voltada para pessoas com problemas mentais ou que aguardam exames psiquiátricos, localizado em Abreu e Lima, no Grande Recife.
Todos os detentos que escaparam são do sexo masculino e estavam cumprindo penas em unidades do interior do Estado. Os fugitivos são: Alef Paiva Serino da Silva, 28 anos; Alexsandro da Silva, 37 anos; Genesis Hellis Alves de Santana, 23 anos; Genivaldo Cláudio da Silva, 22 anos; Jadiel Lopes de Oliveira, 23 anos; José Edson Dos Santos Camilo, 40 anos; Lucas Rafael da Silva Lira, 23 anos.
O Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco confirmou ter recebido a notificação da fuga. A unidade conta com aproximadamente 160 presos, mas no momento do incidente, apenas seis policiais penais estavam de plantão.
"No momento do ocorrido, todas as guaritas estavam desativadas, sem a presença de policiais militares e, apesar das últimas nomeações, esta unidade não teve aumento no efetivo de policiais penais", denunciou o sindicato.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), por meio de nota, informou que "medidas já foram tomadas para impedir novas evasões e a Polícia Militar já foi acionada para a recaptura dos fugitivos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário