Anuncie aqui!

Anuncie aqui!
QUER ANUNCIAR NO BLOG: E-mail: [email protected] Fone: (87) 9 8857-0534 WhatsApp

Clique na imagem para outras informações

A M SEMENTEIRA - Mudas de hortaliças e legumes

A M SEMENTEIRA -  Mudas de hortaliças e legumes

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.
Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Maluquinha preço único

Maluquinha preço único
Avenida Santo Antônio, Centro Garanhuns-PE

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

terça-feira, 3 de março de 2020

BRASIL - Mais de 198 mil brasileiros tiveram WhatsApp clonado; saiba como se proteger


Estima-se que 198,1 mil brasileiros tiveram o WhatsApp clonado em todo o País no mês de janeiro de 2020. Esse dado faz parte de um levantamento realizado por um laboratório especializado em segurança digital, PSafe. O estudo indica que há maior concentração de vítimas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Para realizar a clonagem, o golpista cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em um outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo o código de liberação de acesso é enviado para o celular da vítima. O dono do número, então, é induzido a fornecer esse código de liberação ao hacker, que ativa o acesso no próprio celular. Depois disso, a conta do WhatsApp é bloqueada no celular da vítima.

Além da clonagem do WhatsApp, o levantamento da PSafe indica que foram detectados 7.590 golpes únicos, que já impactaram, juntos, cerca de 13,6 milhões de usuários no Brasil.

Entre os golpes mais populares, estão a vaga de emprego falsa, que teve 5.054.090 milhões de acessos; cadastro no Bolsa Escola, com mais de 1 milhão de acessos; e a oferta de cartão de crédito para negativados, que ultrapassou 210 mil acessos.

Quando analisados os dados da PSafe geograficamente, é encontrada uma maior concentração de vítimas no estado de São Paulo, onde 41,2 mil pessoas caíram em golpes online. Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro, com 24,2 mil vítimas; seguido de Minas Gerais, com 15,9 mil vítimas.

Como me proteger desses golpes?

Aqui vão algumas dicas:

Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.

Em caso de vagas de empregos, verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas. Desconfie sempre de promoções, brindes e descontos, buscando checar, também, por meios oficiais.

Para evitar a clonagem do seu WhatsApp, ative a verificação em dois fatores.

A função está disponível no próprio aplicativo e pode aumentar a segurança da conta. Para ativar, abra seu WhatsApp, toque em Configurações, no caso de aparelhos Android, ou Ajustes para iOS > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

Caso esteja em dúvida se um link é falso, é possível verificar no site do dfndr lab.

Essa checagem é rápida e determina se um site oferece algum tipo de risco. Para realizar a verificação, basta copiar o link recebido e colar no local indicado no site.

Jc Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER ANUNCIAR NO PORTAL Ligue 87 9.8857-0534