Dois dos sedãs mais populares e cotados do mercado são o Prisma e o Ford Ka Sedan. De fato, eles são os mais conceituados entre os especialistas e também entre o público, além de serem alguns dos mais vendidos.
Aliás, o Prisma segue em 1º lugar no ranking dos mais vendidos da categoria, enquanto que o seu concorrente Ford Ka Sedan se encontra na 3ª posição. Mas será que a diferença entre ambos os veículos para somente aí? É o que será abordado no decorrer do artigo.
Ficha técnica completa do Prisma
Observe abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Prisma 2019 (a sua linha mais recente), em sua versão de entrada, que nada mais é do que a com motor 1.0:
Motor
Motor 1.0
Tipo
Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Número de cilindros
4 em linha
Cilindrada em cm3
999
Válvulas
8
Taxa de compressão
12,6:1
Injeção eletrônica de combustível
Multiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)
Gasolina: 78 cv @ 6400 rpm / Etanol: 80 cv @ 6400 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)
Gasolina: 9,5 kgfm @ 5200 rpm / Etanol: 9,8 kgfm @ 5200 rpm
Transmissão
Tipo
Manual 6 marchas
Freios
Tipo
Disco ventilado / tambor
Direção
Tipo
Elétrica
Suspensão
Dianteira
McPherson, independente com barra estabilizadora
Traseira
Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas
Aço aro 14 polegadas
Pneus
185/70 R14
Dimensões
Comprimento total (mm)
4275
Largura sem retrovisores (mm)
1705
Altura (mm)
1484
Distância entre os eixos (mm)
2528
Capacidades
Porta-malas (litros)
500
Tanque (litros)
54
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)
375
Peso em ordem de marcha (kg)
1035
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)
0,33
Ficha técnica completa do Ford Ka Sedan
Agora, observe abaixo a ficha técnica completa do Ford Ka Sedan (a sua linha 2021), em sua versão com motor 1.0 Ti-VCT três cilindros:
Motor
1.0 Ti-VCT três cilindros
Tipo
Dianteiro, transversal e bicombustível
Número de cilindros
3 em linha
Cilindrada em cm3
997
Válvulas
12
Taxa de compressão
12:1
Injeção eletrônica de combustível
Multiponto
Potência Máxima
80 cavalos com gasolina a 6.500 rpm e 85 cv com etanol a 6.500 rpm
Torque Máximo
10,2 kgfm com gasolina a 3.500 rpm e 10,7 kgfm com etanol a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo
Manual de cinco marchas
Freios
Tipo
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Direção
Tipo
Elétrica
Suspensão
Dianteira
McPherson, independente com barra estabilizadora
Traseira
Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas
Aço de 14 polegadas com calotas, aço de 15 polegadas com calotas ou liga-leve de 15 polegadas
Pneus
175/65 R14 ou 195/55 R15
Dimensões
Comprimento total (mm)
4.275
Largura sem retrovisores (mm)
1.695
Altura (mm)
1.525
Distância entre os eixos (mm)
2.491
Capacidades
Porta-malas (litros)
445
Tanque (litros)
51
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)
415
Peso em ordem de marcha (kg)
1.045
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)
0,32
As proximidades e diferenças entre o Prisma e o Ford Ka Sedan
Veja as diferenças e proximidades do Ka Sedan e do Prisma logo abaixo:
Design
Antes de tudo, vale destacar que o Ford Ka Sedan apresenta mais opções de versões do que o seu concorrente Prisma. De fato, o Ka Sedan conta com 8 versões distintas, sendo duas delas com motor 1.0 e 6 com um motor 1.5; além disso, quatro delas exibem uma transmissão manual e as outras 4 detém uma transmissão automática.
Algo em comum entre ambos os modelos está na carência de um design mais impactante, mais atraente, que imponha respeito de fato. Com efeito, o design de ambos os carros não possui presença o bastante.
Tecnicamente falando, a parte estética dos dois carros não tem nenhum tipo de problema técnica ou coisa similar, dado que ambos são bastante equilibrados e não há nada que se possa dizer no design que seja propriamente desagradável. Contudo, não deixam de ser um pouco entediantes em termos de visual. Eles acabam sendo cotados por serem carros populares e serem muito abundantes pelas ruas do Brasil.
Ainda nesse quesito do design, os dois modelos tem um elemento muito similar, que é a sua grade dianteira. Tanto o Prisma, quanto o Ford Ka Sedan são dotados de uma grade dianteira com três barras retas cromadas. A única diferença é que, no caso do Ford Ka Sedan, elas são ligeiramente curvadas.
Rodas
Avaliando-se a parte da frente do Prisma e do Ka Sedan, a maior diferença entre os dois se dá por conta dos faróis, que possuem características marcantemente distintas.
Quanto as rodas, o Ka Sedan sai a frente do Prisma. Isso porque as suas versões Titanium e SEL possuem roda de liga leve. Contudo, eles têm um preço mais salgado que o seu “oponente”. O Prisma, nesse sentido, não conta com uma opção com rodas de liga leve, nem mesmo em sua versão topo de linha. As únicas opções de roda disponíveis são a de alumínio com superfícies usinadas, na versão LTZ, e alumínio com calotas escurecidas, na versão LT.
É interessante pontuar que nesse caso a escolha é meramente pessoal, pois os dois tipos de rodas apresentam prós e contras.
Desempenho
Novamente aqui o ponto vai para o Ford Ka Sedan. O Ford Ka Sedan, em sua versão Sedan SE Plus 1.5 MT exibe um desempenho bem melhor do que o seu concorrente. O Prisma evidencia 136 cavalos de potência e 16,1 kgfm de torque, enquanto que o Ford Ka Sedan possui 166 cavalos de potência e 18,1 kgfm de torque. Isso faz uma diferença significativa quando se aproveita a potência do veículo.
Os dois carros demonstram praticamente o mesmo nível de autonomia. Levando-se em consideração que o Prisma LT tem um motor 1.5 e transmissão manual de 5 velocidades e o Ka Sedan Plus tem um motor 1.5 e uma transmissão igualmente manual de 5 velocidades, é mais inteligente ficar com aquele que tem uma potência maior.
Diante desse comparativo, pode-se dizer que o Ford Ka Sedan possa ser mais vantajoso para o consumidor. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário