Um homem de 49 anos, que retornou recentemente de uma viagem de trabalho à região Amazônica, foi diagnosticado com malária em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, no último domingo (11/02).
Após apresentar sintomas de febre, ele procurou o Hospital Regional Dom Moura, onde recebeu atendimento médico. Os testes rápidos e de gota espessa realizados pelo Laboratório Regional da V Gerência Regional de Saúde confirmaram a doença.
A Secretaria Estadual de Saúde providenciou imediatamente o medicamento necessário para o início do tratamento domiciliar, uma vez que os médicos consideraram desnecessária a internação clínica.
A malária é transmitida através da picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles infectada por uma ou mais espécies de protozoário do gênero Plasmodium. O mosquito anofelino também é conhecido como carapanã, muriçoca, sovela, mosquito-prego e bicuda. Estes mosquitos são mais abundantes ao entardecer e ao amanhecer. Vale salientar, que não é transmitido de pessoas para pessoas mas só através da picada do mosquito.
CONFIRA ALGUNS SINTOMAS CAUSADOS PELA MALÁRIA
Requer um diagnóstico médico
Os sintomas são calafrios, febre e sudorese, ocorrendo geralmente algumas semanas depois da picada.
As pessoas podem ter:
Dores locais: no abdômen ou nos músculos
No corpo: febre, calafrios, fadiga, mal-estar, suor noturno, tontura, tremor ou suor
No aparelho gastrointestinal: diarreia, náusea ou vômito
Também é comum: dor de cabeça, falta de ar, palidez, pele e olhos amarelados ou ritmo cardíaco acelerado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário