A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta terça-feira (20), a terceira morte de um feto com Febre do Oropouche em Pernambuco. Segundo a SES, as análises feitas em laboratório atestaram que houve transmissão vertical do vírus, ou seja, de mãe para filho. No entanto, o governo ainda investiga se a interrupção da gravidez foi ou não causada pela doença.
Os outros dois casos de óbitos de fetos com Oropouche foram notificados em julho, em Ipojuca, no Grande Recife, e Rio Formoso, na Zona da Mata Sul. Em 3 de agosto, o Ministério da Saúde confirmou que um deles foi provocado pelo vírus, sendo a primeira morte fetal pela doença no país.
De acordo com a SES, o novo caso registrado foi de uma mulher de 43 anos, da cidade de Machados, no Agreste do estado. Quando sofreu a perda gestacional, ela estava na 34ª semana de gravidez e apresentava sintomas da doença, que são semelhantes às de outras arboviroses, como dengue e Chikungunya.
O diagnóstico foi feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen) a partir da análise de amostras da mãe e do feto. O material será encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, onde vai passar por exames complementares.
Do G1 Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário