Anuncie aqui!

Anuncie aqui!
QUER ANUNCIAR NO BLOG: E-mail: [email protected] Fone: (87) 9 8857-0534 WhatsApp

Clique na imagem para outras informações

A M SEMENTEIRA - Mudas de hortaliças e legumes

A M SEMENTEIRA -  Mudas de hortaliças e legumes

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.
Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Maluquinha preço único

Maluquinha preço único
Avenida Santo Antônio, Centro Garanhuns-PE

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

sábado, 18 de maio de 2019

Ministério Público identifica irregularidades em processo que escolheu empresa para padronizar e gerenciar feiras livres de Garanhuns e pede que prefeito Izaías Régis anule a licitação.

Vc Garanhuns.

O Ministério Público, através da 1ª e 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, fez uma recomendação conjunta endereçada ao Governo Municipal de Garanhuns para que seja anulada a concorrência que escolheu a empresa que atualmente está responsável pela padronização de feiras livres da cidade. O processo licitatório número 082/2018 foi feito na modalidade Concorrência, sob número, 014/2018, onde sagrou-se vencedora a Plena Locações Empresariais, com sede em Caruaru. O assunto tem sido motivo de polêmica porque os feirantes estão insatisfeitos com a forma como vem sendo conduzida a padronização das feiras por parte da empresa e do município e também reclamam do preço cobrado pela concessionária por barraca.


Segundo o MPPE, no processo que escolheu a Plena, como a empresa vencedora, não foi verificada a publicação do edital em jornal de grande circulação do estado, uma das exigências da Lei. 8.666/93 (artigo 21, III)  para dar mais publicidade as licitações aumentando assim a quantidade de empresas interessadas em participar. Quanto maior a publicidade, maior a competição o que, consequentemente, resultará em uma proposta mais vantajosa do objeto ou serviço contratado pela Administração Pública.  O Governo Municipal, alertado pela 2ª promotoria da ausência da publicação do edital em jornal de grande circulação, não teria prestado esclarecimentos sobre a falta desse requisito legal.

Outra irregularidade verificada pelo MPPE foi que os avisos da licitação publicados no mural da prefeitura não constou a informação básica dos valores estimados da arrecadação pela concessionária, no caso a Plena Locações. Essas irregularidades teriam resultado em falta de publicidade, o que fez com que somente uma empresa aparecesse para a abertura das propostas.

" No caso concreto, verificou-se prejuízo à seleção de proposta mais vantajosa, considerando-se a ausência da referida publicidade e que, conforme ata de habilitação de fls. 226 do processo licitatório e ata de abertura e classificação das propostas de fls. 278, compareceu à licitação apenas uma empresa – a Plena Gestão Empresarial e Locações de Equipamentos de Feiras Ltda., inscrita no CNPJ nº 04.206.971/0001-43, que ofereceu o percentual de repasse, ao Município, de 11% (onze por cento) do valor arrecadado nos dias de feira livre, com previsão de arrecadação, pela concessionária, de R$ 23.368.800,00 (vinte e três milhões, trezentos e sessenta e oito mil e oitocentos reais), no período de 144 (cento e quarenta e quatro) meses, referente a sete feiras.",escreveu o MPPE na recomendação.


Por fim, o MPPE recomendou ao prefeito Izaías Régis, baseado nas informações acima, a anulação de todo o processo licitatório e do contrato do município com a Plena, relacionado a concessão para organização e manutenção das feiras livres. Se Izaías não atender a recomendação, o MPPE argumentou que pode ingressar com uma nova ação civil pública contra o município, que pode resultar em condenação por improbidade administrativa e ressarcimento ao erário, contra o prefeito e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Gersinho Filho. O motivo seria a violação dos princípios da legalidade e da publicidade (artigo 11 da Lei 8.429/92).  A recomendação é assinada pelo Promotor Domingos Sávio e data do dia 17 de maio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER ANUNCIAR NO PORTAL Ligue 87 9.8857-0534