Anuncie aqui!

Anuncie aqui!
QUER ANUNCIAR NO BLOG: E-mail: [email protected] Fone: (87) 9 8857-0534 WhatsApp

Clique na imagem para outras informações

A M SEMENTEIRA - Mudas de hortaliças e legumes

A M SEMENTEIRA -  Mudas de hortaliças e legumes

Cia da Construção e Madeireira.

Cia da Construção e Madeireira.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.
Rua Joaquim Nabuco 33 Centro Garanhuns PE.

Maluquinha preço único

Maluquinha preço único
Avenida Santo Antônio, Centro Garanhuns-PE

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

Rua Melo Peixoto - Centro - Garanhuns - PE - Fone: (87) 9. 9677-5705

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Pernambuco autoriza retorno das aulas presenciais de Fundamental e Infantil na rede pública

Da Folha PE

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (3), a autorização para o retorno das aulas presenciais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na rede pública no Estado. A medida vale para escolas das redes municipal e estadual.

As aulas presenciais para esses níveis de ensino estão suspensas em Pernambuco desde 16 de março, por conta da pandemia de Covid-19. 

As primeiras turmas a voltar serão as dos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º anos, em 1º de março.

Em 8 de março, regressarão os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º anos.

O Ensino Infantil poderá voltar em 15 de março. O Ensino Médio na Rede Estadual já retorna nesta quinta-feira (4).

De acordo com o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, a decisão foi tomada após avaliações realizadas entre o Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e secretários municipais de Educação.

“A decisão de voltar às aulas presenciais foi pautada na importância que a Educação tem não apenas na vida das crianças e jovens, mas como no desenvolvimento do Estado como um todo”, destacou Marcelo Barros.

O modelo híbrido de aulas, em vigor desde outubro do ano passado, prevê a oferta de aulas presenciais e remotas. Cada escola terá autonomia e precisará ter atenção à observância dos protocolos de biossegurança.

“Toda a rede estará preparada para receber os alunos. O ambiente escolar é seguro, com a baixa transmissão do vírus, desde que seguindo os protocolos de biossegurança”, acrescentou o secretário.

Para atender ao modelo híbrido, a Secretaria de Educação continuará oferecendo conteúdos como vídeos, aulas, podcasts e fascículos através da plataforma Educa PE, disponível na internet e em canais de televisão aberta.

O secretário Marcelo Barros ainda anunciou medidas como o escalonamento de horários de entrada, saída e alimentação para evitar aglomerações. “As aulas na rede pública em escolas com estudantes e professores usando transporte público nos diferentes turnos terão início e término sempre com uma margem de diferença nos horários de pico”, pontuou.

Medidas do protocolo setorial da Educação como distanciamento social em todos os ambientes da escola, monitoramento e higiene devem ser seguidas pelos estabelecimentos de ensino. 

“A pandemia ainda não acabou, precisamos ainda seguir com distanciamento social, uso de máscaras, álcool e higiene. Se seguirmos, poderemos ter uma retomada com segurança e acolhimento para todos os estudantes e profissionais”, finalizou Marcelo.

Vacinação
Questionado sobre uma possível antecipação do cronograma de vacinação contra Covid-19 dos trabalhadores em Educação com a retomada das aulas presenciais, o secretário Marcelo Barros informou que não há definição e o Estado precisa aguardar o envio de doses por parte do Ministério da Saúde.

“O calendário estadual de imunização está sendo traçado pela Secretaria de Saúde e leva em consideração a chegada das doses da vacina. Por ora, o que temos ciência é que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde ainda são em número reduzido. Temos que aguardar a chegada das novas doses para replanejar o nosso cronograma”, informou.

De acordo com o Plano de Operacionalização para Vacinação Contra a Covid-19 no Estado de Pernambuco, a imunização dos professores está prevista para a 4ª fase. Estimativas do Estado indicam que há 189.727 profissionais para receber a vacina.

Demanda na rede estadual
O secretário Marcelo Barros ainda informou que a Secretaria de Educação fecha os números da demanda por vagas para o ano letivo de 2021. Segundo ele, dados preliminares apontam um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

“O levantamento ainda não está fechado, principalmente em relação à origem desses estudantes. Ainda não podemos precisar quantos migraram da rede privada para a pública”, justificou.

Dados do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE) indicam que, desde o início da pandemia, ao menos 400 escolas privadas fecharam as portas em Pernambuco por causa da crise econômica.

“Há casos do aluno sair de uma escola de tíquete médio maior de mensalidade para uma de menor, dentro da rede privada. O outro é a saída para a escola pública, seja estadual ou municipal”, disse o presidente do sindicato, José Ricardo Diniz, em entrevista à Folha de Pernambuco sobre o início do ano letivo na rede privada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER ANUNCIAR NO PORTAL Ligue 87 9.8857-0534